Cosméticos naturais para a pele tranformarão sua rotina, melhorando a qualidade deste que é o maior orgão do corpo humano e promovendo bem-estar. Você já provou cosméticos naturais para cuidar da pele? Com certeza esta será a melhor coisa que você pode fazer por ela. 

Muitas pessoas têm falado sobre uma melhor maneira de cuidar da pele, inclusive levando alguns conceitos da técnica low poo para a pele, adotando assim sabonetes faciais e corporais sem sulfato e produtos de hidratação sem parafina liquida, óleo mineral ou petrolatos. Este, assim como os cosméticos para cabelo é um primeiro passo, porém a mudança para cosméticos mais naturais em nosso corpo é urgentíssima, por vários motivos.

Alguns motivos para mudar sua rotina de cuidados com a pele para cosméticos naturais

  1. Nossa pele, ao contrário dos cabelos, absorve muita das coisas que você utiliza, substâncias que podem chegar a sua corrente sanguinea e portanto para dentro do seu corpo;
  2. Conservantes sintéticos, corantes e fragrâncias sintéticas presentes nos cosméticos corporais e faciais tradicionais podem ser potencialmente alergênicos para pessoas com hipersensibilidade. Estes ingredientes não estão presentes em cosméticos naturais;
  3. Maquiagem naturais são também uma forma que você pode cuidar da pele, pois devido a sua composição elas são consideradas como tratamentos;
  4. Muitos de nós estamos vivenciando um nível de stress enorme que compromete nossa qualidade de vida. Enquanto cosméticos corporais e faciais tradicionais trazem em sua composição fragrãncias sintéticas sem efeitos terapêuticos, cosméticos naturais são perfumados com óleos essenciais, que promovem bem-estar e calma para o dia a dia. 

Diantes de tantos alertas e benefícios com certeza você deve considerar em inserir em sua rotina, cosméticos naturais para cuidados da sua pele. 

Alguns itens para iniciar sua rotina com cosméticos naturais 

Apesar de poucas marcas existentes, a cosmética natural possui na maioria uma ampla gama de produtos para todos os tipos de pele do rosto e corpo, ao contrário por exemplo de produtos para cabelos. Desta forma, é mesmo mais difícil pensar em quais itens sua pele precisa. Independente do seu tipo de pele, os itens abaixo deve fazer parte da sua rotina de cuidados. 

Rotina com cosméticos naturais para o rosto

  • Sabonete facial líquido ou em barra: Todo cuidado começa com uma boa limpeza. Existem vários tipos de sabonete para rosto, para peles oleosas, secas ou sensíveis.
  • Tônico ou água micelar: Os tônicos possuem boa penetração na pele devido a sua composição e preparam a pele para receber o tratamento após a limpeza facial. 
  • Hidratante: Existem vários tipos de hidratantes faciais. Alguns são em gel, outros em loção. Escolha de acordo com o seu tipo de pele mas não dispense o uso mesmo em peles oleosas. 
  • Esfoliante facial: Os esfoliantes para o rosto são mais suaves mas são eficazes para remover células mortas e estimular a produção de pele saudável. Seu uso deve ser utilizado de 1 a 2 vezes no mês.
  • Óleos faciais ou serum: São verdadeiros medicamentos para a pele. Possuem alta carga de ativos e pode ser utilizados a noite de acordo com a necessidade da pele. 
  • Máscaras de argila: Uma opção diferente que não causa abrasão no rosto mas que remove impurezas da pele. 

 

Rotina com cosméticos naturais para o corpo

  • Sabonete corporal líquido ou em barra: Ao contrário dos sabonetes tradicionais, os sabonetes naturais corporais ja iniciam hidratação intensa no momento do banho e ao invés de ressecar a pele, promovem uma boa hidratação.
  • Hidratantes: Existe hidratantes corporais em textura de manteiga (densa) para peles muito secas, loção (leve) para hidratação na medida e gel com efeito de refrescância. 
  • Esfoliante corporal: São de diversos tipos de acordo com a necessidade e ao contrário dos esfoliantes faciais, eles possuem particulas de maior abrasão na pele. 
  • Óleos corporais de banho: São super indicados para quem busca um efeito mais nutritivo na pele.