Quando o assunto é couro cabeludo, as pesquisas no Google saem em disparado desde os secos que descamam com frequência ao oleoso com caspas.
Se você for parar para pesquisar, vai ver que a quantidade de pessoas desesperadas procurando uma solução para remover as famosas “massinhas” após o uso de progressivas/alisamentos é gigante. Inclusive, eu já fui uma delas.

Os tratamentos caseiros são diversos e encontramos dicas saturadas em vários blogs, mas dispensar uma consulta com um profissional qualificado para resolver o problema poderá agravar a situação se tentarmos solucionar da forma incorreta.

Com o produto que vamos abordar aqui hoje acredito que seja difícil desenvolver algum tipo de reação alérgica, visto que trata-se de uma substância de riquíssima qualidade e muito benéfica a saúde da pele e cabelo.

Conhecendo a Argila Rhassoul da Zeena Cosméticos

Rhassoul é uma palavra que vem do árabe “rhassala” que significa “lavar”.

Nomeada como argila vulcânica e originada da única mina meramente conhecida que fica em Marrocos na Cordilheira do Atlas, a Rhassoul é ótima para remover as impurezas de qualquer tipo de pele sem ressecar. Sua limpeza profunda remove toxinas, metais pesados e regulariza a oleosidade. Logo, auxilia no combate a cravos, espinhas e rugas.

Nos cabelos funciona como um tratamento detox e nos livra de optar por antirresíduos danosos que possuem sulfatos, dentre outras químicas que não são nada bacanas.

Já as outras finalidades iremos conferir no decorrer desta página.

Substituindo o xampu e sabonete

A argila Rhassoul é utilizada há mais de um milênio pelas mulheres de Marrocos nos cuidados estéticos.

É possível com a argila rhassoul higienizar a pele e cabelos e dispensar o uso de sabonetes e xampus.
Para isso, basta colocar um pouco de argila em um recipiente de vidro/cerâmica e ir acrescentando água aos poucos até a mistura ficar homogênea. Depois é só massagear pelo rosto e corpo até sentir que a pele está limpa e pode partir para o enxágue sem precisar de tempo de pausa.

Ressalva 1: nos cabelos, recomenda-se aplicar um produto emoliente antes para desembaraçar os fios e evitar que a rigidez após a aplicação ocasione a quebra. Ressalva 2: não utilize recipientes feitos de plástico, pois estes podem liberar substâncias que contaminariam a argila

Equilibrando o pH e utilizando a Rhassoul como tratamento

A pele tem o costume de retornar ao seu pH natural, porém como o pH da argila é um pouco mais elevado que os de xampus, seria bom equilibrar esse fator nos cabelos com o uso do vinagre de maçã (600 ml de água para duas colheres de sopa do vinagre by Morena Raiz) ou um bom condicionador (de preferência um que seja natural para não acumular coisinhas ruins na estrutura dos fios e danificar em longo prazo).

Os condicionadores da Multi Vegetal são ótimos para desembaraçar os fios no banho, selar as cutículas e proporcionar brilho sem pesar.

Leia mais em: condicionador para cabelos ressecados / tratamento com condicionador natural.

Ao misturar a argila na máscara, considerando os benefícios naturais da rhassoul, é possível obter um tratamento reconstrutor. Além disso, auxilia também na definição dos cachos.
Utilize a quantidade de máscara que está acostumado a usar e acrescente a argila até formar uma pastinha. Deixe agir por 10/15 minutos e enxágue.

Hidratando e turbinando a argila

Se você ainda não sabe, a recomendação para hidratação de argilas (diluir, deixar homogêneo, formar uma pasta) é que seja utilizado água mineral, pois a da torneira contém cloro e outras coisinhas que podem alterar as propriedades da argila. Entretanto, existem outras alternativas para substituir a água. Confira à seguir:

→ Hidrolato/água floral: “Os Hidrolatos são a água condensada coproduzida durante a destilação a vapor ou hidro destilação de material vegetal para fins aromaterapêuticos”. Explica Suzanne Catty, autora do livro “Hydrosols: The Next Aromatherapy”. Além da finalidade de diluição, podem ser utilizadas para borrifar no rosto e impedir que a argila fique totalmente seca. E não para por aí, porque elas também funcionam como tônico após a limpeza do rosto e já o mantém hidratado ou preparado para fazer o uso do creme facial.

→ Gel de Aloe Vera da Livealoe: estou no meu segundo frasco desse gel multifuncional e recomendo muito. Ele é ótimo para hidratar argilas e controlar a acne. Também serve como hidratante para o corpo/rosto, removedor de maquiagem, tônico, diluidor de óleos essenciais, finalizador para cabelo. São várias as opções!

→ Chás: não, você não leu errado. Chás também são muito bons para essa mistura. Basta preparar normalmente, coar e pronto!

→ Soro fisiológico: quem usa lente sabe que é um bom aliado, mas para o que estamos abordando aqui também funciona muito bem. Auxilia na limpeza e hidratação.

Para deixar o ritual ainda mais interessante, você pode acrescentar óleos vegetais ou essenciais. Assim você obtém mais benefícios e pode ser útil para tratar anormalidades no couro cabeludo.

Todos os óleos essenciais são maravilhosos, mas é preciso pesquisar antes sobre cada um e conferir suas restrições.

Mais dicas de como utilizar a Argila Rhassoul

No blog da Mona Soares (ewealquimias), ela fez um post muito interessante destinado a uma “limpeza poderosa sem xampu”. O tema abordado refere-se a uma lavagem profunda, onde utiliza-se um condicionador específico para lavagem (prefira os naturebas), argila branca (que você pode substituir pela rhassoul) e um óleo essencial, caso queira. Na receita, ela optou pelo de cipestre.

Primeiro lave o cabelo como de costume, aplique toda a mistura pelo couro cabeludo, deixe agir por 20 minutos, enxágue e condicione.

Produtos sem substâncias nocivas como os naturais e/ou orgânicos são as melhores escolhas para procedimentos caseiros.

Da para adotar essa dica utilizando xampus também caso você não faça lavagem com condicionadores e sua raiz seja muito oleosa. Experimente acrescentar um pouquinho da argila naquele xampu que não deu muito certo e você sente a necessidade de uma limpeza extra.

→ No creme facial: leve esfoliação na pele com uma pequena pausa de 5 minutos.

→ Para retirar a umectação: faça a aplicação e deixe agir pelo tempo necessário. Dispense o uso do xampu/co-wash.

Cuidado: Não precisa friccionar a argila no couro cabeludo com força para usufruir de suas propriedades, pois ela em si já é capaz de remover as impurezas da pele quando deixada agir pelo tempo recomendado (10/20 minutos). Vale lembrar que o couro cabeludo também é pele, ok? Massagear demasiadamente pode ocasionar a quebra dos fios e isso não é nada legal.

No vídeo abaixo, Laisha ensina a fazer uma máscara de tratamento caseira com argila Rhassoul, vinagre de maçã e óleos vegetais de abacate e amêndoas super nutritivo! A argila tem ação desintoxicante e purificante para a raiz dos cabelos, além de visivelmente ajudar a modelar os cachos.

Segue a receitinha

Ingredientes:
– Argila Rhassoul
– Vinagre de maçã orgânico
– Óleo de abacate
– Óleo de amêndoa doce
– Água destilada

No final do vídeo perceba que Laisha não usou nenhum tipo de finalizador (para fins de demonstração) e seus cachos ficaram MARAVILHOSOS!

Esse texto foi feito para conhecermos um pouco a argila Rhassoul da Zeena e aprender sobre seus diversos tipos de uso.

Fontes

harmoniearomaterapia.com
lar-natural.com.br
www.ewealquimias.com.br
www.zeena.com.br
www.instagram.com/zeenacosmeticos
lookaholic.wordpress.com
www.oshadhi.com.br
Youtube canal Morena Raiz