O vinagre de maçã saiu da cozinha e assim como o mel, abacate e o amido de milho, ganhou o cenário do banheiro se tornando um dos assuntos mais falados nas receitas para cuidar dos cabelos nestes últimos tempos. De fato, o vinagre de maçã no cabelo é um ingrediente incrível para o cuidado dos fios. 

Várias marcas estão lançando produtos com vinagre de maçã em sua composição e isto nos faz crer que ele é um ingrediente muito interessante para nosso cuidado capilar. O que o vinagre tem de tão especial para se tornar o centro das atenções da indústria cosmética

Cabelos cacheados, crespos, loiros ou quimicamente modificados podem obter mais brilho e menos porosidade com o uso de vinagre de maçã e você com certeza pode se beneficiar incluindo este ingrediente mágico em seu ritual de beleza e construindo seus próprios cosméticos naturais customizados

 

O que é o vinagre de maçã? 

 

O vinagre é um composto produzido a partir de um processo natural de fermentação do sumo da maçã, água e açúcar, seu resultado é chamado de vinagre de sidra. As maçãs são espremidas, resultando em um suco e são adicionados micro-organismos que se alimentam do açúcar. Eles vão fermentando e produzindo álcool. 

Após isto, outros tipos de micro-organismos transformam o álcool em ácido acético e água. Surge assim o conhecido vinagre de maçã. O vinagre é, portanto, um ingrediente fermentado natural que apresenta um pH ácido. 

 

Os benefícios do vinagre de maçã para o cabelo e couro cabeludo

 

O fio de cabelo é composto por cutícula (parte externa) e córtex (parte interna). Cutículas costumam se desalinhar facilmente com coisas básicas do dia a dia, como por exemplo lavar os cabelos, já que os shampoos possuem pH mais alto, passar as mãos nos cabelos, pentear e inclusive a poluição das grandes cidades. 

Outros cabelos nascem naturalmente porosos. Quanto mais cacheado for o cabelo, mais cutículas desalinhadas ele possui justamente por conta das curvaturas. 

Por último e não menos importante, processos químicos como descolorações, colorações, alisamentos alcalinos e outros procedimentos de alteração capilar, também produzem o desalinhamento cuticular. Desta forma, todos os tipos de cabelos podem se beneficiar com o uso do vinagre de maçã já que, na condição de desalinhamento da cutícula, o cabelo estará com alta  porosidade e também falta de brilho. 

As cutículas se mantêm mais alinhadas com produtos de pH mais baixo. O pH do vinagre de maçã está entre 2 e 3,5 pH e, portanto, é enquadrado como um ingrediente de pH ácido. Nos fios, ingredientes de pH ácido produzem efeito de alinhamento da cutícula. Este é o benefício do vinagre de maçã nos cabelos. 

Além disso, ele também é aliado no tratamento de afecções do couro cabeludo como controle de oleosidade e psoríase. Abaixo, você confere mais benefícios do vinagre de maçã para o cabelo: 

 

Trata os cabelos selando as cutículas 

 

Cabelos com as cutículas abertas, são mais vulneráveis e perdem muitos nutrientes, tanto aqueles produzidos naturalmente pelo organismo, como os que estão contidos nos tratamentos cosméticos que utilizamos. O vinagre de maçã consegue, por conta do seu pH, abaixar as cutículas, alinhando-as em seu lugar, organizando uma camadinha uma em cima da outra. 

 

Diminui a porosidade 

 

A porosidade é uma das situações mais terríveis que um cabelo pode ter. Cabelos loiros, mechados, crespos, cacheados e quimicamente alterados costumam ter porosidade maior. 

Um cabelo poroso é opaco, áspero e embaraça muito mais que o normal. A diminuição da porosidade é uma das vantagens de se utilizar vinagre de maçã.

 

Mantém a hidratação mais tempo

 

Quando a cutícula está desalinhada, o cabelo não absorve por muito tempo os tratamentos. Você já teve a sensação que aquele tratamento aplicado depois do enxágue foi embora com a água? Pois esta é uma situação muito comum em cabelos com porosidade alta. 

Se as cutículas estão mais alinhadas é comum que haja uma maior permanência dos tratamentos aplicados. A perda de nutrientes na lavagem será bem menor quando o vinagre de maçã entrar em cena. 

 

Diminui a aspereza dos cabelos 

 

Cabelos ásperos podem estar sofrendo de cutículas desalinhadas. E quanto mais desalinhadas mais frizz, pois um fio se atrita no outro e causa aquela carga estática, que promove aparência de cabelo desalinhado. O vinagre de maçã, na medida em que efetua o alinhamento das cutículas, promove menor aspereza dos fios e dá a sensação de cabelo mais macio e hidratado. 

 

Fornece mais brilho 

 

O brilho é resultado do reflexo de luz nas cutículas, que são transparentes. Quanto menos selada é a cutícula, menos luz ela reflete e maior é a aparência de cabelo opaco. Quando o vinagre de maçã é utilizado nos cabelos, ele ocasiona mais brilho na medida em que une as cutículas e faz com que ela reflita melhor a luz. Cabelos com brilho aparentam ser cabelos mais saudáveis. 

 

Tratamento complicações no couro cabeludo 

 

O couro cabeludo é pele e também sofre com alterações que comprometem sua saúde. O vinagre de maçã se tornou um grande aliado nos cuidados do couro cabeludo. 

O excesso de oleosidade é controlado com o uso do vinagre e o alívio de sintomas da psoríase também pode ser obtido com seu uso. 

 

Tratamento alternativo para psoríase 

 

A psoríase é uma doença autoimune sem cura, que afeta a pele do corpo e também do couro cabeludo, causando muita inflamação, coceira e a formação de placas prateadas que se arrancadas, promovem ferimentos na pele. De acordo com a Natural Psoriasis Fundation, o vinagre de maçã orgânico pode ser usado diluído para ajudar no alívio da coceira no couro cabeludo. 


Combate a oleosidade do couro cabeludo

 

Algumas pessoas que possuem cabelos oleosos, relatam um grande incômodo estético. Quem possui fios lisos inclusive relatam a sensação de cabelo grudado na cabeça e cabelo ensebado. Além da questão estética, a oleosidade excessiva ocasiona diversos problemas de saúde capilar. A oleosidade excessiva descontrola a microbiota do couro cabeludo que se alimenta de gordura e secreta substâncias muito irritativas, causando coceira, mau cheiro e seborreia. 

 @gioaken

@gi.oaken - instagram

 

Qual o vinagre de maçã é ideal para o cabelo? 

 

Não existe um vinagre de maçã ideal e você deve escolher entre as inúmeras marcas do mercado aquela que mais você confia. No entanto, muitas pessoas têm optado pelo vinagre de maça orgânico para os cuidados com o cabelo. O vinagre orgânico garante que você está adquirindo um produto livre de agrotóxicos, visto que, plantações de maçãs podem receber determinada carga de pesticidas. 



Como usar o vinagre de maçã nos cabelos?

É muito importante saber utilizar o vinagre de maçã nos cuidados capilares. O pH do vinagre é influenciado pelo pH da água e dos produtos que você utiliza para diluir. Agora que você entende mais sobre os benefícios do vinagre de maçã, preparamos aqui algumas dicas de como utilizar o produto no cabelo, leia abaixo e confira como utilizar de maneira segura:

 

Como último enxágue nos fios 

 

Pessoas que não utilizam cosméticos e cuidam do cabelo de forma mais natural, utilizam o vinagre de maçã como condicionador. O vinagre de maçã não tem o efeito condicionante, mas cumpre alguns efeitos de um condicionador quanto a diminuição do frizz. Os produtos cosméticos condicionantes, além de diminuir o frizz, possuem ingredientes umectantes e emolientes. 

No entanto, o vinagre de maçã é perfeito para pessoas que possuem uma rotina de cuidados sem cosméticos, pois se beneficiam deste ingrediente natural para ajudar no alinhamento das cutículas, além de auxiliar amenizando os efeitos de embaraçamento. 

Para utilizar o vinagre como último enxágue, o importante é, após o processo de lavagem, diluir o vinagre de maçã em água, a partir da proporção de 10 de água para 1 de vinagre e aplicar nos cabelos sem enxaguar. 

Esta diluição varia de acordo com o pH natural da água em sua região. O pH final deve ser 4 ou 5. 

 

Como máscara de tratamento dos fios

 

O vinagre de maçã pode ser adicionado a um creme de hidratação para potencializar o produto e ajudar no controle da porosidade capilar. É importante dizer que produtos cosméticos já saem da indústria com um pH equilibrado, portanto é importante adquirir uma fita de pH para medir se o pH final está adequado para uso. O pH final deverá estar entre 4 e 5 para que seja efetivo o alinhamento da cutícula. 

O melhor caminho para misturar vinagre de maçã em uma máscara é utilizar uma máscara neutra ou condicionador neutro para fazer estas misturas. Assim, as interações entre o vinagre de maçã e outros componentes da fórmula serão mínimas e você poderá produzir um tratamento mais efetivo com este ingrediente. 



Como tônico no couro cabeludo para oleosidade ou psoríase 

 

Você pode utilizar o vinagre de maçã no couro cabeludo para controle da oleosidade excessiva. Para isso, dilua meia porção de vinagre com meia porção de água em partes iguais. Misture e com a ajuda de um aplicador, espalhe por todo o couro cabeludo. 

Massageie levemente. Caso não tenha o couro cabeludo irritado, você pode inclusive deixar o produto em contato com a pele até a próxima lavagem, se o cheiro do vinagre não for um problema para você. 

Já nos casos de psoríase são necessárias maiores cautelas. A National Psoriasis Foundation informa que é necessário diluir em igual proporção de água para vinagre de maçã orgânico e enxaguar assim que a solução secar para prevenir irritações. 

 

Quanto tempo deixar vinagre de maçã no cabelo? 

 

A mistura entre máscara e vinagre de maçã pode permanecer nos fios por 5 a 10 minutos. 

Já em caso da mistura de água com vinagre de maçã para último enxágue, esta solução não é retirada, permanecendo em contato com os cabelos. 

Em caso de couro cabeludo sem irritabilidade, a mistura pode permanecer no couro cabeludo. O vinagre de maçã possui cheiro intenso, caso haja incômodo, será necessário enxaguar. 

 

Quantas vezes posso usar o vinagre de maçã no cabelo? 

 

Com máscaras de tratamento, o vinagre de maçã pode ser usado de 2 a 3 vezes ao mês. Em tônicos é possível utilizar 2 vezes por semana. A frequência de uso depende muito da necessidade do cabelo e do couro cabeludo e é necessário observar as características para identificar a melhor frequência para você. 



Vinagre de maçã puro no cabelo e no couro cabeludo: é permitido?

pH 3 vinagre de maça

Para utilizar vinagre de maça no cabelo e no couro cabeludo é necessário conhecimento e precaução. Por conta do seu pH ácido é preciso fazer diluições e verificar a situação da pele antes da aplicação.

Você pode diluir o vinagre de maça em água, máscara ou chá. O vinagre de maçã puro possui um pH muito baixo, muito parecido com as progressivas. Um vinagre de maçã diluído trará a possibilidade de um tratamento mais saudável para seus cabelos. 

Ele nunca deve ser aplicado puro diretamente no couro cabeludo com o intuito de lavar os cabelos. Lavar os cabelos com vinagre não é um bom caminho e ele não fará esta função. O nosso couro cabeludo possui uma microbiota específica e o vinagre de maçã com seu pH ácido pode desregular esta microbiota, ocasionando caspas, dermatites e até queimaduras. 

Couro cabeludo com psoríase, com feridas abertas, pele rachada ou sangrando não poderá utilizar o vinagre de maçã nem mesmo diluído para não ocasionar infecção e aumento das feridas. 

 

 

 

Viu só como o vinagre de maçã é um incrível aliado da beleza e saúde do capilar? Com conhecimento você pode desenvolver seus tratamentos de acordo com as necessidades do seu cabelo e do seu couro cabeludo. Agora é só observar as precauções e começar a utilizar este ingrediente tão importante para seus cuidados capilares.